O período de volta às aulas é um momento de readaptação do aluno à escola, bem como ao convívio coletivo. Por isto é importante que os pais tomem diversos cuidados com seus filhos. O clima quente e seco e o fato de passarem muito tempo em locais fechados pode proporcionar o aparecimento de algumas doenças.
As principais doenças que afetam as crianças no período da volta às aulas são aquelas ligadas ao aparelho respiratório como, por exemplo, as alérgicas e as infecciosas. São comuns os quadros de resfriados, rinites, gripes, otites, amigdalites, bronquites, inclusive diarreias, quando a causa é viral.
As infecções causadas por vírus são as mais encontradas nos ambientes de convívio coletivo, como é o caso das escolas e berçarios.
Os pais devem prevenir o surgimento dessas doenças com medidas que fortaleçam o sistema imunológico dos filhos, por meio de cuidados nos hábitos diários. Em especial, com uma dieta saudável e bem balanceada, ingestão de líquidos no verão para evitar a desidratação, uma rotina ativa com a prática de esportes, de preferência ao ar livre e ao manter as vacinas em dia. Com esses cuidados, a criança estará bem mais protegida.
Outro ponto importante é que o ar-condicionado das escolas, pois ajudam a proliferar bactérias e fungos, por isso devem ter manutenção e limpeza constantes. Verifique na escolar de seu filho!
Outras dicas importantes:
– Manter as crianças hidratadas. Elas gastam muita energia, o que contribui para a perda de líquido e ressecamento das mucosas. Nem sempre elas pedem água ou dizem estar com sede, por isso, é importante oferecer com frequência.
– Utilizar toalhas úmidas, umidificadores caseiros ou bacias de água nos ambientes mais fechados.
– Evitar exercícios físicos entre as 10 e 16 horas. Neste período o sol é mais forte com risco aumentado de desidratação e queimaduras solares.
– Orientar a escolar para que utilize filtro solar no seu filho em caso de exposição ao sol (envie para a escolar o filtro que seu filho está acostumado a usar);
– Evitar locais fechados. Ambiente arejado, bem ventilado e limpo afasta os riscos de doenças respiratórias.
– Orientar as crianças sobre a importância da lavagem constante das mãos, já que muitas vezes são condutoras de doenças.
– Caso seu filho apresente algum sintoma de febre, diarreia, nariz escorrendo ou outros, não mande para a escola antes de leva-lo ao médico, pois ele poderá estar doente e contaminar outras crianças.
A prevenção continua sendo nossa melhor aliada!