A vigorexia, também conhecida como Transtorno Dismórfico Muscular (TDM) ou complexo de Adonis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo.
Afeta principalmente os homens, mas também as mulheres não ficam de fora.
Leva à prática exaustiva de exercícios físicos. A insatisfação com os resultados é a caraterística predominante na vigorexia, ou seja, indivíduos muito fortes e com músculos bastante desenvolvidos, se enxergam magros e fracos.
Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.
Os vigoréticos também costumam adotar uma alimentação muito restritiva, eliminando o consumo de gorduras e exagerando no consumo de alimentos ricos em proteínas, sempre com o intuito de aumentar a massa muscular corporal.
É bastante comum a associação da dieta ao consumo de hormônios e anabolizantes.
Outros sintomas podem ser observados nos portadores do complexo de Adonis:
- Dores musculares por todo o corpo
- Cansaço extremo;
- Irritabilidade exaltada;
- Picos depressivos;
- Inapetência, podendo levar a anorexia;
- Insônia e/ou sono conturbado;
- Aumento da frequência cardíaca durante o repouso;
- Diminuição no desempenho sexual;
- Sentimento de inferioridade;
- Baixa auto-estima
Com o passar do tempo, podem aparecer consequências físicas e psíquicas no vigorético, como insuficiência dos rins e fígado, problemas no coração e circulação, bem como depressão.
Ainda se houver abuso do uso de anabolizantes, pode surgir câncer de próstata e diminuição dos tecidos dos testículos, podendo interferir na fertilidade.
O tratamento consiste em uma associação de psicoterapia, orientação nutricional e quando necessário tratamento medicamentoso.
A prática do exercícios físico e uma alimentação balanceada é fundamental para uma vida saudável, mas fique alerta para não cair em uma “roubada”, consulte sempre um especialista.