viagemObaa! Vai chegando a tão esperada sexta feira de carnaval, e com ela muitas expectativas e planos dos mais variados: pular em todos os blocos possíveis e imagináveis, sair em alguma escola de samba, dormir, aproveitar os dias com a família, e finalmente, o mais realizado pela maior parte das pessoas: viajar!

Viajar sempre é bom. Traz alegria, paz, descanso, momentos de lazer, oportunidades de conhecer lugares e pessoas novas. Curtir praia ou campo, um hotel maravilhoso, os pontos turísticos mais famosos….é sempre bom demais!

Entretanto, esta viagem, que tinha tudo para se tornar “top”, pode acabar em um “fiasco”, se alguns cuidados ou pontos de atenção não forem seguidos.

Viagem de Carro:
É mais que fundamental a manutenção constante do veículo, e em especial antes das viagens. Pneus, óleo e outros detalhes nem sempre conhecidos pelo enorme universo das mulheres, devem ser verificados com bastante cuidado por alguém especializado. Crianças somente no banco de trás, e mesmo neste lugar, sempre presas a um cinto ou cadeirinha ou assento de elevação. Equipe seu carro com alguns produtos que invariavelmente precisamos: água, uma caixa de lenços de papel, uma fruta, medicação para enjôo caso alguém sofra deste problema ao andar de carro. Descansar na noite anterior é fundamental. Tenha em mãos o mapa de seu destino e pontos de referência. Celulares sempre com bateria!

Destino: praia.
Muitos cuidados devem ser tomados: proteção solar com bloqueador (em especial nas crianças e pessoas de pele clara), hidratação (com água), guarda sol, frutas e alimentos que não estraguem (é melhor do que se arriscar e comer algo o qual não sabe a procedência). Cuidado com as crianças no mar: sempre sob supervisão, sem bóias (perigo maior de afogamento e de serem levadas pela correnteza), nunca misturar o banho de mar com álcool. Cuidado na areia: as crianças devem estar sempre calçadas, não só para a proteção da areia quente, mas também para a prevenção de cortes e outros ferimentos causados por objetos deixados na areia.

Destino: campo
No campo alguns cuidados também devem ser tomados. Picadas de animais peçonhentos e de abelhas são muito comuns. Caso haja algum sinal de choque alérgico, ou mesmo tenha ocorrido a picada por cobra ou escorpião, vá para o primeiro hospital que achar, sem movimentar muito a vítima na remoção. Para a prevenção destes problemas, os pés e pernas devem sempre estar protegidos, e ao calçá-los sempre sacudir e observar se não há nenhum inseto ou escorpião dentro (lembre-se: estamos em uma micro epidemia de escorpiões no estado de São Paulo). Picadas de abelha devem ser tratadas com a remoção do ferrão por meio de um cartão ou objeto com a superfície lisa e depois ser aplicada uma compressa gelada ou bolsa de gelo. Levar pomadas indicadas pelo seu médico para o tratamento de problemas na pele ocasionados por insetos e outros no campo. Levar sempre medicações específicas e prescritas pelo médico no caso de ter alguma pessoa alérgica.

Muitos são os cuidados necessários para que a viagem torne-se tranquila e sem grandes problemas. Tentamos elencar aqui alguns dos mais importantes cuidados a serem tomados nas viagens, porém, neste texto seria impossível tratar de todos. Em nosso próximo texto, abordaremos a continuidade destes. Não perca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − dez =