cbt-for-depression
Os sintomas de depressão se confundem bastante com sintomas de outras doenças. E saber qual a diferença entre um quadro de tristeza, por exemplo, e um caso real de depressão não é a tarefa mais simples do mundo. A depressão é uma doença que deve ser tratada e a tristeza é um sintoma.

Quando os sintomas que sentimos passa a interferir nas nossas atividades da vida diária e gera sofrimento, o quadro é de depressão.

A tristeza passa em alguns dias e tudo volta a ser como antes. Caso dure mais do que duas semanas e persista durante o dia todo, estamos diante de um quadro depressivo.

Cada pessoas tem suas particularidades dentro do quadro apresentado na depressão, mas alguns sintomas são bastante comuns para todos, variando a intensidade.

Os principais sintomas são:
– baixo astral generalizado e/ou tristeza;
– sentimento constante de desesperança , inutilidade ou desamparo;
– choro frequente;
– inquietação e/ou irritabilidade;
– angústia e/ou ansiedade;
– cansaço exagerado e perda de energia;
– perda do interesse por atividades que gosta de fazer;
– dificuldade em se concentrar;
– mudança no padrão de sono (sono em demasia ou falta do mesmo);
– alteração dos hábitos alimentares (inapetência ou comer compulsivo)
– pensamentos ruins e suicida;
– dores que persistem por algum tempo, como a dores de cabeça, cólica, problemas digestivos, entre outros.

Se você está apresentando uma boa parte dos sintomas acima ou algum ente querido e amigos, procure um médico especialista rapidamente para que o diagnóstico possa ser feito.

Várias pessoas costumam negar ou menosprezar os sintomas que apresentam, pois buscam uma causa física. Ir ao médico, sob o pretexto de avaliar sintomas crônicos permite que você tenha uma chance de fazer um relatório completo de outros sintomas preocupantes que podem levar ao diagnóstico de uma depressão.

Quanto mais precoce for diagnosticado melhor, pois desta forma o quadro depressivo ainda não está no estágio mais severo.

Depressão pode ter cura e com certeza tem controle, não é mais um bicho de sete cabeças se você procurar um bom profissional.

A saúde física muitas vezes depende da saúde da sua mente.

Depressão não tratada pode evoluir para quadros de difícil controle e também colocar a vida em risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + nove =