fogos-artificio-2011-3Os fogos de artifícios são tradicionalmente usados nas comemorações de fim de ano, pois podem dar brilho e beleza ao Reveillon, mas podem também representar perigo para crianças e adultos que não tomarem os devidos cuidados.

Gostaria de alertar primeiramente a todos que estarão em aglomerações do tipo praias, pois o recomendável é que as pessoas que irão assistir a queima de fogos, estejam em um lugar aberto e seguro, evitando ambientes fechados e com muita gente, pois em caso de qualquer emergência o “corre-corre” pode ser fatal, crianças podem ser pisoteadas, adultos machucados e/ou queimados. ATENÇÃO!

Algumas pessoas preferem fazer a queima de fogos em suas próprias casas, tenham muito cuidado.

Os fogos de artifício são divididos por classes, e a classe é determinada pelo limite de pólvora que possui o fogo de artifício, a classe A tem até 20 centigramas de pólvora, e podem ser usados por crianças maiores de 12 anos com tanto que estejam acompanhados pelos responsáveis, além desta classe ainda tem mais três que é a B, C e D.

Independente de qual classe que pertença o fogo de artifício deve-se tomar cuidado na hora de manuseá-lo. E para isto vamos dar algumas dicas muito úteis:

Em primeiro lugar, é imprescindível comprar os fogos em uma loja especializada nesses tipos de produto. É importante olhar na embalagem e ver se os fogos têm o pré-requisito de faixa etária, pois existem certos tipos de fogos que menores de 18 anos não podem manusear.

Procure um lugar aberto, não o lance em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades, pode ocorrer um acidente gravíssimo.

Não utilize fogos em locais onde há perigo de incêndio (perto de churrasqueira acesa, produtos de limpeza, fumantes, isqueiros).

Se forem soltar fogos, não ingiram nenhum tipo de bebida alcoólica, pois seus reflexos estarão diminuídos e vocês poderão ser vítimas de queimaduras.

Caso estiver com pessoas próximas, peça-as para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém, de preferência deve ser manuseado por quem tem prática.

Caso o produto falhe, NÃO tente reutilizá-lo. Jogue água no pavio para a segurança de todos.

Mantenha as crianças sempre longe e não transporte os fogos nos bolsos, o atrito com o tecido da roupa pode fazer com que estoure os fogos e haja queimadura, geralmente na região da virilha e área genital.

Lembre-se, se for se divertir com os fogos, o que não pode é descuidar. Eles podem trazer danos irreversíveis para as pessoas. Os danos mais comuns são dilacerações, amputações de dedos e lesões auditivas ou no globo ocular.

Em caso de acidentes, recomendamos ligar imediatamente para o 193 (Bombeiros) ou o 192 (Samu).

 A Nantú Consultoria deseja a todos um feliz Ano Novo, com muita saúde e prudência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − sete =