linfoma não hodgkin

Nestes dias todos fomos surpreendidos por uma triste notícia a respeito de um dos atores mais famosos e talentosos da televisão brasileira: Edson Celulari.

O ator foi diagnosticado recentemente com um tipo de câncer chamado Linfoma Não-Hodgkin.

Mas o que é um Linfoma Não Hodgkin?

Este é um tipo de câncer que acomete, essencialmente, os linfonodos (ou gânglios), causando alterações em seu formato e funcionamento, e cuja ação é a de defesa do organismo.

Como em quase todos os tipos de câncer não há uma causa exata que seja estabelecida para a doença, mas alguns fatores podem estar associados, como alimentação pobre em verduras e frutas, altas horas de exposição a radiações de certos agentes químicos e ingestão de fertilizantes. Alguns casos também têm sido associados á existência da bactéria Helicobacter Pylori, encontrada nos processos inflamatórios do estômago (gastrite e úlceras).

O diagnóstico pode ser feito através de biópsia dos gânglios, exames de sangue (estudos das células) e de imagem (ressonância, tomografia, raio X, cintilografia). Também no diagnóstico é detectada a agressividade do tumor e a fase ou estágio que se encontra, sendo este uma importante ferramenta para o tratamento.

O tratamento, dependendo das características e estágio do tumor pode ser realizado através de sessões de quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, isoladas ou combinadas.

Inúmeros casos de paciente diagnosticados com Linfoma Não Hodgkin têm obtido êxito e sucesso no tratamento, aumentando então desta forma os índices de cura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 10 =