Prevenção de Acidentes na Infância

acidente-domestico-bebe Atualmente, o número de casos de crianças acometidas por causas externas (acidentes e violência) tem crescido a cada ano.

Dentre os principais acontecimentos que causam algum tipo de lesão entre crianças de 0-1 ano estão as quedas e queimaduras; nas que tem de 6-9 anos estão os acidentes com transporte (bicicleta, velocípede, carro).

O domicílio é o local onde os acidentes acontecem com maior frequência.

Dentre as causas de morte em crianças no Brasil de uma maneira geral, estão os acidentes automobilísticos, visto a negligência de alguns pais no atendimento à recomendação e obrigatoriedade por lei do uso da cadeirinha e de assentos especiais conforme cada faixa etária.

Entretanto, todos estes eventos são, em sua maior parte, preveníveis. E prevenção, sempre é a melhor solução.

Um acidente pode, muitas vezes, deixar marcas (físicas e emocionais) para o resto da vida, e o trauma gerado nas situações onde houve morte é algo muito difícil de se aceitar e superar.

Por isso, listamos abaixo algumas dicas super importantes e fáceis de serem realizadas, para a prevenção dos acidentes com crianças:

- Oriente frequentemente as babás e outras pessoas que cuidam de seus filhos a saber identificar situações de risco, como prevenir e caso algo aconteça, o que fazer;

- Mantenha sempre as grades do berço elevadas, e com proteção lateral, respeitando sempre a altura da criança e se a mesma já consegue se apoiar nas grades e ficar em pé;

- Nunca trafegar de carro sem usar a cadeirinha ou assentos de acordo com o peso e altura da criança. Não importa a distância; uma grande parte dos acidentes automobilísticos ocorrem em uma distância de aproximadamente 2km do ponto de partida, e por ser um caminho “conhecido” e frequentemente percorrido, as pessoas ficam menos atentas, aumentando a possibilidade de um acidente grave;

- Cozinha não é lugar de criança e é o local onde mais existem acidentes em casa. Panelas e líquidos quentes, fogão, talheres, peças de vidro e materiais de limpeza podem ocasionar sérios problemas ás crianças, como queimaduras, engasgo, intoxicação e ferimentos.

- Mantenha sempre tomadas, portas, gavetas e em especial, vasos sanitários com travas de segurança e protetores. Baldes nunca devem ser deixados no chão com qualquer quantidade de água dentro.

- E lembre-se sempre do velho jargão: PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

Voltar