imagemSaber identificar situações de perigo e em especial, o que fazer nestas situações, deveriam ser coisas que pudéssemos aprender desde a pré-escola.

Cada vez mais ouvimos diversos casos de acidentes ou sabemos por alguém o quanto atitudes sábias e corretas podem ser fundamentais para salvar a vida.

Um filho que, empinando pipa na rua e fora eletrocutado, foi reanimado pela sua própria mãe segundo depois, e por isso, hoje está vivo, mesmo que com alguns arranhões e queimaduras. O que aquela mãe sabia fazer naquele momento? A reanimação cardiorrespiratória: uma manobra específica de massagem no coração e que é utilizada em várias situações semelhantes a esta, pois já que o coração não funciona mais, alguém tem que fazê-la do lado de fora.

Um bebê que, após mamar tranquilamente sua mamadeira, deitado no berço regurgita e então, se engasga. O que fazer? Uma babá realizou a manobra de desengasgo, aplicando de maneira certeira e correta um golpe no dorso da criança, livrando-a desta forma de uma asfixia com complicações gravíssimas.

Um liquidificador que tem seu copo explodido com uma sopa quente dentro, e então queimou mãos, rosto e boa parte do corpo de uma pessoa. O que fazer? Não retirar a roupa ainda grudada no corpo e entrar debaixo do chuveiro de água fria por pelo menos 20 minutos.

Uma mulher que, ao fechar a porta do box de seu banheiro, surpreendeu-se após a mesma estilhaçar-se sem explicação, e tentando sair do local, cortou gravemente seu pé, atingindo desta forma, um grande vaso, com um grande sangramento. O que seu marido faz para ajudá-la? Uma compressão firme no local com uma toalha limpa, levando-a para o pronto-socorro logo na sequência.

E você? Saberia o que fazer corretamente em cada uma dessas situações?

Um socorro não prestado ou realizado de forma incorreta pode chegar a ser fatal ou ocasionar inúmeras complicações.

São situações como essas, e dezenas de outras, que são ensinadas nos cursos das enfermeiras Andréa e Fernanda, da Nantú Consultoria.

Diferente dos demais cursos de Primeiros Socorros oferecidos no mercado, o curso da Nantú Consultoria se aplica a situações práticas, comuns do dia a dia de todas as pessoas, e em especial, quando as emergências acontecem dentro de casa. Em qualquer dia e horário, com um número ilimitado de participantes (podendo ser inclusive com apenas uma pessoa) e com temas específicos que podem ser escolhidos pelo próprio contratante, as enfermeiras e professoras Andréa e Fernanda tem feito um trabalho inovador, e em muitas ocasiões, dentro do próprio domicílio de quem o realiza. Não são raras as situações em que os participantes combinam com seus amigos, familiares e funcionários (seguranças, babás e diaristas), e assim conseguem fazer o curso com todo o conforto e informalidade em sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =