formigas_Scott_Bauer_divpAs formigas-lava-pés são minúsculas e por vezes difíceis de enxergar, mas são muito agressivas. As formigas-lava-pés mordem antes de picarem e geram uma sensação de queimação. É possível sentir um leve beliscão quando ela morde a pele, pois a formiga morde somente para ter uma pegada firme, de modo que possa picá-lo com o ferrão, localizado na parte de trás do inseto.

O ferrão é similar a uma agulha fina (como a utilizada para aplicar insulina). Assim que ela tem uma pegada firme com a cabeça, levanta as patas traseiras e espeta o ferrão na vítima, injetando o veneno, que é tóxico. Ela também libera um sinal químico que chama mais formigas para o ataque. Esse é o motivo pelo qual esse inseto é tão temido: assim que uma delas pica, as outras também picarão.

As formigas-lava-pés têm o hábito de picarem suas vítimas repetidamente. Algumas delas continuam picando muito tempo depois de sua glândula de veneno estar vazia.

Após a picada, a vítima sente uma sensação de queimação no local da picada.

Às vezes, a queimação é seguida de coceira e, em seguida, se formará um vergão vermelho ou uma “ferida” esbranquiçada, que pode continuar coçando por semanas.

Algumas pessoas são alérgicas ao veneno desta formiga e podem sofrer enjoo, urticárias, inchaço da região atingida e até mesmo dores no peito. As pessoas que são muito alérgicas podem inclusive entrar em choque ou em coma.

Ao ser picado, afaste-se do formigueiro e certifique-se de que não haja mais formigas em você. Se encontrar alguma, mate-a. Em seguida, lave o local da picada com sabão neutro e água. Se houver inchaço e dor, aplique uma compressa fria. Para reduzir a coceira, fale com seu médico ou dirija-se a um pronto socorro para que possa ser avaliado e se for necessário, o médico prescreverá um antialérgico.

As pessoas que já sabem que são alérgicas, ao serem picadas, devem ser levadas imediatamente ao pronto socorro, para atendimento médico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + dois =