novembro-azul-grande
Estamos no mês onde os homens estão em destaque no quesito prevenção em saúde.

O “novembro azul”, vem como um alerta para que todos os homens coloquem em dia seu check up, principalmente aquele que previne o câncer da próstata.

Nós mulheres temos um papel importante nessa jornada masculina, pois ainda há muito medo e preconceito por parte da sociedade e dos próprios “machões”, para que se faça o exame da próstata. Nosso incentivo é fundamental, vamos exercer o nosso papel!

O câncer da próstata se desenvolve quando células anormais na glândula da próstata passam a crescer mais rapidamente do que em uma próstata normal, há formação de um tumor maligno. A maior parte dos cânceres de próstata, crescem mais lentamente do que outros tipos de câncer.

O câncer chamado de precoce (ou localizado) da próstata, não se espalha para outras partes do corpo. Alguns tipos podem se espalhar para a bexiga, os ossos e os gânglios linfáticos, esses chamamos de câncer de próstata avançado.

Embora as causas do câncer da próstata sejam desconhecidas, a chance de desenvolver câncer da próstata aumenta:
– à medida que se envelhece – que afeta principalmente os homens acima de 65 anos;
– se o seu pai ou irmão teve câncer de próstata;
– se você tem um forte histórico familiar de câncer de mama ou câncer de ovário;
– se você é de ascendência africano – você tem um maior risco do que os homens de ascendência européia.
Câncer da próstata precoce raramente causa sintomas. Isso ocorre porque o câncer não é grande o suficiente para exercer uma pressão sobre a uretra.
Se o câncer cresce e se espalha além da próstata (câncer avançado), pode causar:
– dor ou ardor ao urinar;
– aumento da frequência ou dificuldade para urinar;
– sangue na urina ou no sêmen;
– dor na parte inferior das costas, quadris ou coxas.

Estes sintomas são comuns a outras condições, incluindo aumento benigno da próstata, e pode não ser um sinal de câncer da próstata avançado. Logo, se seu companheiro, amigo, pai ou conhecido está apresentando esses sintomas, oriente-o para procurar um urologista.

A prevenção do câncer da próstata engloba a dosagem do PSA no sangue, é uma proteína específica produzida na próstata, que nem sempre que estiver alta significará que o homem está com câncer, logo esse exame precisa estar associado ao “toque retal”, onde o urologista poderá sentir o tamanho e a textura da próstata, bem como a presença de anormalidades.

O exame de ultrassonagrafia também é utilizado para visualização da próstata com a bexiga cheia e com ela vazia. Se necessário for será solicitado a ultrassonografia trans-retal e uma biópsia também.

Outros exames podem ser solicitados caso seja confirmado o câncer da próstata no paciente.

Não vamos falar dos tipos de tratamento nesse texto, pois varia de paciente para paciente e o nosso foco é o alerta quanto à prevenção.

Após a leitura desse texto, pergunte à todos os homens que você ama muito nesse mundo ou que fazem parte da sua vida, se estão em dia com seu exame da próstata.

Não tenha vergonha, você com certeza estará ajudando a salvar vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 9 =