Os perigos do Narguile

narguile O Narguilé é bastante utilizado em algumas culturas, como a árabe, indiana e turca. Mas, também é muito popular entre os jovens.

Possui um dispositivo, conhecido como cachimbo de água, usado para fumar tabaco, geralmente aromatizado ou frutado. O fumo é queimado em um fornilho e sua fumaça, após atravessa o recipiente de água, é aspirada por uma mangueira até chegar à boca.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não existe consumo seguro de tabaco, incluindo o charuto, cachimbo, cigarro e o próprio narguilé.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), relaciona o desenvolvimento de alguns tipos de câncer de pulmão, boca e bexiga, ao uso do narguilé. Ainda há o acentuado índice de doenças do aparelho respiratório, inflamações e infecções da mucosa oral (da boca), baixo peso do recém nascido no caso de gestantes usuárias e doenças coronarianas (coração).

Por modismo, influência social, pelo ritual do uso e por acreditarem ser inofensivo, os jovens são os maiores consumidores de narguilé, que em muitos casos pode ser a porta de entrada para o consumo de outras drogas no próprio narguilé.

Quando o tabaco é consumido por meio do narguilé, além da absorção de substâncias tóxicas, a pessoa inala os produtos da combustão do carvão utilizado para queimar o fumo.

A quantidade de nicotina inalada com o narguilé é pelo menos o dobro da inalada pelo consumo do cigarro normal, pois este é consumido entre cinco e dez minutos, enquanto o narguilé, é fumado por até duas horas seguidas em média, intensificando assim a quantidade da nicotina e gerando uma dependência ainda maior.

A cada meia hora fumando narguilé, equivale a inalação ou consumo de cem cigarros de tabaco comum.

O ritual de compartilhar o bocal do mesmo narguilé entre os usuários, pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose, ou seja, doenças infectocontagiosas.

Causa dependência física e psicológica.

E a única forma de minimizar os riscos é evitar o uso, pois a inalação da fumaça é devastadora.

O fumo utilizado no narguilé é uma droga, mas por ser lícita, muitas pessoas não fazem esta relação.

Diga não ao uso de drogas!

Voltar