O Narguilé é bastante utilizado em algumas culturas, como a árabe, indiana e turca. Mas, também é muito popular entre os jovens.
Possui um dispositivo, conhecido como cachimbo de água, usado para fumar tabaco, geralmente aromatizado ou frutado. O fumo é queimado em um fornilho e sua fumaça, após atravessa o recipiente de água, é aspirada por uma mangueira até chegar à boca.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não existe consumo seguro de tabaco, incluindo o charuto, cachimbo, cigarro e o próprio narguilé.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA), relaciona o desenvolvimento de alguns tipos de câncer de pulmão, boca e bexiga, ao uso do narguilé. Ainda há o acentuado índice de doenças do aparelho respiratório, inflamações e infecções da mucosa oral (da boca), baixo peso do recém nascido no caso de gestantes usuárias e doenças coronarianas (coração).
Por modismo, influência social, pelo ritual do uso e por acreditarem ser inofensivo, os jovens são os maiores consumidores de narguilé, que em muitos casos pode ser a porta de entrada para o consumo de outras drogas no próprio narguilé.
Quando o tabaco é consumido por meio do narguilé, além da absorção de substâncias tóxicas, a pessoa inala os produtos da combustão do carvão utilizado para queimar o fumo.
A quantidade de nicotina inalada com o narguilé é pelo menos o dobro da inalada pelo consumo do cigarro normal, pois este é consumido entre cinco e dez minutos, enquanto o narguilé, é fumado por até duas horas seguidas em média, intensificando assim a quantidade da nicotina e gerando uma dependência ainda maior.
A cada meia hora fumando narguilé, equivale a inalação ou consumo de cem cigarros de tabaco comum.
O ritual de compartilhar o bocal do mesmo narguilé entre os usuários, pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose, ou seja, doenças infectocontagiosas.
Causa dependência física e psicológica.
E a única forma de minimizar os riscos é evitar o uso, pois a inalação da fumaça é devastadora.
O fumo utilizado no narguilé é uma droga, mas por ser lícita, muitas pessoas não fazem esta relação.
Diga não ao uso de drogas!