RTEmagicC_pascoa3.jpgNosso organismo precisa de uma série de elementos para se manter vivo e saudável, isso é um fato. Adquirimos esses elementos por meio da alimentação e o ideal seria que esta fosse totalmente equilibrada para que nosso corpo funcionasse feito um relógio.

Assim, venho falar dos malefícios de um jejum prolongado com frequência, que muitas mulheres fazem por achar que é dessa forma que perderão peso ou por simplesmente não possuírem uma disciplina nesse quesito em suas vidas.

Ficar muito tempo sem comer, sem ingerir nenhum tipo de alimento, provoca alterações muito sérias no corpo humano. A maioria delas se dá por falta de energia para fazer o organismo funcionar.

Vejamos como fica o nosso metabolismo: devido aos jejuns prolongados, o organismo entende que precisa poupar energia, pois não sabe quando terá alimento novamente para executar as funções nobres do nosso corpo. Logo, diminui a velocidade dos processos metabólicos do nosso corpo e é dessa forma que passamos a ganhar peso. Atenção: GANHAR peso!!!

Já o nosso sistema nervoso central precisa de glicose para funcionar adequadamente, é a energia dele. Uma vez que o nível de glicose encontra-se

baixo teremos comprometimentos das funções que dependem dele, como: raciocínio, concentração, rendimento nas atividades diárias, e por aí vai … Vejam que estrago!

Nossas células também usam a glicose como principal fonte de energia e na falta dela passam a usar corpos cetônicos, um combustível nada legal, pois causam dores musculares, diminuem nossa capacidade de concentração e nos deixam com um hálito característico, ou seja, consideramos os corpos cetônicos um “lixo” do nosso organismo. Você gostaria que suas renovações celulares fossem feitas com lixo?

E a nossa parte hormonal, como fica com o jejum prolongado? Muito prejudicada!

Pois quando a pessoa fica muito tempo sem ingerir alimento, o organismo começa a usar a reserva de hormônios já produzidos anteriormente e, logo logo,  a pessoa entra em carência hormonal. O descontrole hormonal é muito complicado para ser “arrumado” e causa muitos sintomas desagradáveis.

Contei um pouco do estrago que ficar sem comer por longos períodos pode fazer no nosso corpo. Que tal repensar sua alimentação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dois =