shutterstock_131433530A obstipação parece ser uma preocupação constante entre a maioria das mulheres. Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para melhorar o intestino é comer. Muitas pessoas reclamam de obstipação quando na verdade não comem o suficiente para fazer um bolo fecal adequado. Principalmente aquelas com dietas muito restritivas…e não basta somente comer, mas tem que beber, também! E beber ÁGUA!!! A água é nosso emoliente natural, é ela que faz com que as paredes intestinais fiquem suficientemente umedecidas para que o bolo fecal possa transitar pelo intestino até sair em forma de fezes.

Mas quais alimentos melhoram o intestino? Aqueles que contém fibras, encontradas nos alimentos do reino vegetal, que aí se incluem não só frutas e hortaliças, mas também cereais como arroz, trigo, milho, aveia, granola e etc e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame…). Todos indispensáveis para a motilidade intestinal e formação de bolo fecal. De
preferência sempre sem processá-los, pois ao liquidificar, centrifugar e etc, podemos quebrar as fibras que os alimentos contêm. Iogurtes também são ótimos para melhorar o intestino, pois contém bactérias benéficas que melhoram a flora intestinal e, consequentemente, a saúde intestinal. E não precisam ser de nenhum tipo especial, podem ser até os caseiros – desde que consumidos diariamente.

Mas algumas mudanças comportamentais também são importantes. Muitas pessoas agitadas acabam não conseguindo evacuar por conta do stress e da correria do dia a dia. Ou se vão ao banheiro, estão pensando em tantas outras coisas, que não conseguem se concentrar. Por isso é importante fazer da ida ao banheiro uma rotina, com hora marcada para que o organismo se acostume. E que a pessoa saiba que este horário estará disponível para ir ao banheiro. E por fim, não esquecer que atividade física também conta – e muito – para melhorar intestino. Não adianta se esquivar…nutrição e atividade física devem andar lado a lado para uma vida saudável!

Texto de autoria da nutricionista Profa. Dra. Adriana Trejger Kachani
Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP
Nutricionista do Instituto de Psiquiatria do HC- FMUSP
Consultório: Av. Pacaembu, 1962 – tel: 3511-3888

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