imagem

Durante todo este mês de novembro, trataremos de diversos assuntos relacionados à saúde dos homens, e hoje em especial, falaremos sobre a importância do checkup e quais exames devem ser realizados.

A prevenção é a melhor forma de se identificar precocemente várias doenças, e assim, a chances de um tratamento menos invasivo e bem sucedido melhoram de maneira substancial.

Esta prática de saúde, e que tem tudo a ver com nossa cultura e com o nível de desenvolvimento de um país, tem sido motivo de cada vez mais estudos, investimentos e campanhas de alerta e de conscientização de uma população.

Na saúde do homem, esta prática também não deveria ser diferente. Embora vários fatores possam interferir para a resistência dos homens, como cultura, preconceito, sentimento de virilidade dentre outros, os homens também deveriam cuidar mais da sua saúde. Todos os estudos mostram que eles não adoecem tanto como as mulheres, porém, morrem muito mais….portanto, o cenário é perigoso!

Os exames que fazem parte de um checkup na saúde dos homens incluem aqueles que rastreiam as doenças que mais comumente os afetam: pressão alta, níveis de colesterol elevados, diabetes, problemas cardíacos (infarto), câncer de próstata e problemas relacionados aos hábitos de vida, como sedentarismo e stress.

Elencamos abaixo os principais exames do checkup masculino, e lembramos que, caberá ao médico clínico geral a solicitação dos mesmos e a inclusão de outros aos quais julgar necessário, pois o mesmo deverá levar em conta outros fatores que variam de pessoa para pessoa, como hereditariedade e antecedentes pessoais.

Seguem os exames:

– Hemograma completo (exame de sangue): aqui o médico avaliará as condições do sangue, e a presença ou não de infecções, além de outras doenças mais graves que com este simples exame, podem ser rastreadas;

– Uréia e creatinina (exame de sangue): servem para avaliar a função dos rins;

– Glicemia (exame de sangue): serve para a identificação dos níveis de açúcar no sangue, e diagnóstico de diabetes;

– Colesterol total, frações, LDL, HDL (exame de sangue): serve para identificar os níveis de gordura bons e ruins no sangue, e a prevenir desta forma, doenças importantes e geralmente fatais para os homens, como derrame e infarto;

– Urina tipo I (exame de urina): serve para identificar infecções renais e anormalidades de absorção e excreção dos rins;

– PSA (exame de sangue) e toque retal: serve para a avaliação da próstata, identificando o aumento de volume e a presença do antígeno no sangue (PSA), e que é um importante indicador de anormalidades do órgão. É o principal exame de prevenção e detecção precoce de uma das maiores causas de câncer no homem, o câncer de próstata;

– Verificação da pressão arterial: é fundamental esta avaliação periódica, em especial após os 40 anos, pois é o aferidor da hipertensão arterial, uma doença causadora de inúmeras doenças no homem;

– Exames de checkup cardiológicos – eletrocardiograma, ecocardiograma, MAPA, Holter, Ergométrico: identificam a função cardíaca, alguma possível malformação e inúmeros problemas de origem cardiocirculatória, sendo o principal instrumento de prevenção do infarto.

O clínico geral poderá pedir outros exames além destes, e tal conduta, dependerá de cada pessoa e de cada história.

O importante é saber que os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças devem fazer parte do dia a dia de todos os homens.

Lembre-se: prevenir é a melhor opção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 8 =