morte-subita-modelo-de-imagem-quadradaVocê sabe o que é morte súbita?

O nome morte súbita assusta a todos nós, pois a sensação de impotência em fazer algo por alguém que queremos bem é muito grande.

A morte súbita pode ocorrer em pessoas saudáveis ou naquelas que já possuam algum tipo de doença, por exemplo, do coração. É considerada súbita se não forem encontrados sinais de violência ou traumas (batidas) e acontecer durante a primeira hora, entre o início dos sintomas e a morte.

Pode se dar tanto em crianças recém-nascidas, sendo mais frequente nos três primeiros meses de vida, como em adultos. Nos bebês, geralmente, está relacionada a fatores genéticos hereditários ainda desconhecidos pelos pais.

Nos jovens e adultos, sedentários ou atletas, a maioria dos casos de morte súbita ocorre por doenças do coração dos mais diversos tipos. Hoje, já se sabe que as doenças isquêmicas, ou seja, onde há falta de irrigação sanguínea por alguma obstrução, geralmente, são as maiores causadoras de morte súbita no âmbito da cardiologia.

Uma curiosidade é que grande parte das mortes súbitas ocorrem pela manhã, fato ainda não explicado pela ciência.

Se você presenciar o início dos sintomas de uma pessoa que está evoluindo para uma morte súbita, verá que se a mesma estiver em pé, ela se curvará para frente, dobrará os joelhos e cairá no chão. É nessa hora que os PRIMEIROS SOCORROS devem iniciar imediatamente.

O coração parou? Inicie a massagem cardíaca de forma correta ininterruptamente até o socorro chegar, pois você pode salvar uma vida.

As mortes súbitas muitas vezes ocorrem por provocar arritmias do ciclo cardíaco, ou seja, o coração entra em fibrilação (vibração) e nesse caso, devido à queda do rendimento cardíaco, há uma falta de sangue no cérebro o que faz com que a pessoa perca a consciência.

Essa pessoa precisa ser atendida IMEDIATAMENTE, pois somente um desfibrilador fará com que o coração volte ao ritmo normal. Se você estiver em local público, com certeza encontrará o DEA (Desfibrilador Externo Automático) que pode ser manuseado por leigos e salvará mais uma vez uma vida!

Cuidado com medicamentos que talvez você ache que são inocentes, como os descongestionantes nasais, remédios para emagrecer, produtos prescritos em academias SEM supervisão médica, entre outros, pois esses podem causar arritmias cardíacas que podem evoluir para morte súbita.

A prevenção da morte súbita se dá por meio do controle dos fatores de risco que podem levar à ela. Deve-se detectar precocemente e tratar a pressão alta e diabetes, falar não ao sedentarismo e ao tabagismo e manter em dia seu check-up cardiológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =