imagem

Costumamos achar que os bebês sentem frio ou pelo menos mais frio que nós adultos. Será uma proteção a mais, um cuidado maior, medo que fiquem doentes – enfim seja qual for a causa, às vezes acabamos por super aquecer os pequenos.

Uma das consequências que podem aparecer são as famosas brotoejas, cujo nome científico é miliária. Elas aparecem, pois os “canais” que levam o suor das glândulas sudoríparas para pele ficam entupidos.

A pele do bebê ou da criança fica áspera e com uma porção de “bolinhas”, que podem ser avermelhadas ou da cor da pele mesmo, causam coceira e deixam os pequenos irritados. As lesões aparecem, em geral, na parte peitoral e nas costas da criança, bem como axilas e dobrinhas da pele.

Os bebês e as crianças devem estar vestidos de acordo com a temperatura local, ou seja, para saber se seu filho está sentindo frio, a forma mais fácil é verificar se as extremidades estão quentes ou frias (pezinhos e mãozinhas).
Tomem cuidado para não colocar roupa em excesso na criançada, geralmente elas precisam da mesma quantidade de roupa que você está usando.

Uma outra dica é usar roupas na forma de “cebola”, fáceis de ir retirando peça por peça caso a temperatura vá oscilando.

Evitar sempre tecidos sintéticos, lã diretamente em contato com a pele e tecidos que sejam ásperos, pois podem causar machucados imperceptíveis e piorar a situação das brotoejas.

Se a pele do bebê estiver úmida, é sinal que ele está suando, logo está com calor! A chance de vir a desenvolver a miliária é bem maior.

O tratamento é simples e sempre o pediatra deve ser consultado para confirmar o diagnóstico.
Não usem cremes, pomadas, hidratantes receitados por sua melhor amiga, balconista da farmácia e outras pessoas, pois o problema pode ser agravado.

Outro cuidado, são com os filtros solares, pois há crianças que desenvolvem brotoejas com alguns tipos mais oleosos, logo já pergunte a seu pediatra qual deve ser usado no seu filho e passe dias de sol se divertindo com seu filho protegido dos raios solares.

Vamos cuidar das “dobrinhas” dos nossos pimpolhos e deixá-los mais arejados nos dias de calor – Xô brotoejas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − cinco =