34_insoniaDormir é tão necessário quanto comer e respirar para sobreviver. E para muitas pessoas parece a tarefa mais difícil ou conturbada do mundo.

A insônia é a dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento do corpo e da mente.

Existem vários tipos de insônia, ou seja, algumas pessoas apresentam dificuldade em iniciar o sono, outras levantam muitas vezes durante a noite e apresentam dificuldade em voltar a dormir, há quem acorde cedo demais ou mantenha um padrão de sono superficial, não restaurador.

A necessidade de sono é variável de pessoa para pessoal, mas a insônia causa problemas durante o dia, tais como: cansaço, falta de energia, irritabilidade e falta de concentração.

As causas da insônia são diversas e o diagnóstico deve ser realizado por um profissional médico especializado e o tratamento também deve ser prescrito pelo mesmo.

Porém, resolvemos trazer algumas dicas preciosas de como ajudar você que é portador de algum tipo de insônia, a ter um sono melhor. A primeira dica é o “deitar para dormir”, ou seja, não leve para a cama tablete, smartphone ou coisas que brilhem, pois a atenção acaba sendo roubada e o sono espantado.

Uma regra bastante conhecida é a dos quinze minutos. Se você deitou para dormir e após este tempo não adormeceu, levante da cama e faça alguma coisa calma e não algo que desperte mais ainda sua atenção. Volte para a cama quando estiver sonolento.

Se você não está conseguindo dormir, pois está preocupado com os afazeres e compromissos do dia seguinte, anote em um papel sua listinha e deite para dormir, pois nada poderá ser resolvido a noite.

Finja que está dormindo, deite-se, feche os olhos e acalme a mente. Procure pensar em algo que lhe dá prazer, isto funciona como um cobertor certo para a calma que precisamos.

Estimule bocejos e espreguiçadas, pode parecer bobo, mas funciona, pois a sensação de relaxamento é imediata.

Outra dica é a leitura com um foco de luz baixo, porém escolha um livro, revista e afins que não despertem curiosidade e sim deem sono, fazendo com que aos poucos suas pálpebras se fechem.

Uma dica infalível é aquecer os pés, pois há um aquecimento corporal e consequentemente um relaxamento.

Procure diminuir seu ritmo duas horas antes de se deitar, ou seja, exercícios físicos são ótimos, porém não imediatamente antes de se deitar.

Procure não ingerir alimentos que contenham estimulantes a noite, como a cafeína e nem alimentos pesados.

Brigas, discussões e aborrecimentos, devem ser evitados na hora de dormir.

Mantenha uma rotina de sono regular, um ambiente agradável e uma cama confortável.

Bom sono!

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