aguaUm dos assuntos mais discutidos nos tempos atuais, e em especial na região Sudeste, é a falta dágua.

A água é um recurso essencial á vida humana, ao desenvolvimento da economia e imprescindível para a manutenção da saúde.

A água doce em nosso planeta corresponde a apenas 3% do total de água, e este percentual demonstra claramente nossa fragilidade e a escassez dos recursos – especialmente quando não são aproveitados da maneira correta.

O Brasil detém quase 90% de toda a água doce do planeta, e mesmo assim, estamos enfrentando atualmente um grave problema de falta d´agua em vários estados e regiões.

O racionamento e o fantasma do rodízio de água, conforme alertados pelo presidente da Sabesp recentemente, nos deixa ainda mais preocupados. Como faremos?

Muitas pessoas já estão adotando novos hábitos, e readequando seu estilo de vida. Muitos, em uma atitude de prevenção e de busca por alternativas, estão desde cavando poços artesianos até reutilizando a água da chuva.

Entretanto, e infelizmente, ainda temos muitos que ainda não se conscientizaram da grave crise a qual todos nós estamos passando, e que pode piorar.

Não é raro andarmos nas ruas e vermos pessoas desperdiçando água com lavagem de calçadas, áreas externas de casas e condomínios, e ainda dentro de suas próprias casas.

É preciso uma conscientização total da população, já que pelo visto, teremos agora um grande período de seca (e de falta de água) em muitas regiões do país.

Geólogos e estudiosos do ambiente prevêm que caso a crise persista (e existe uma enorme probabilidade de isso de fato ocorrer) irá gerar inúmeros problemas a toda a população: suspensão de aula nas escolas, demissões em massa, aumento da violência e de saques, êxodo urbano.

Elencamos aqui algumas dicas para a economia de água. São medidas eficazes, e totalmente possíveis de se realizar, sem muito esforço.

São elas:
– Ao tomar banho, abra e feche o chuveiro apenas no momento do enxague. O volume de água utilizado durante o banho representa um dos percentuais mais altos de consumo de água;
– Instale em sua residência vasos acoplados, aqueles que possuem uma caixa reservatória atrás. Esta medida representa uma grande economia de água, estimada em torno de quase 50%;
– Ao lavar a louça e escovar os dentes, mantenha sempre as torneiras fechadas, e só abra no enxague;
– Ao tomar banho, coloque um balde embaixo da queda de água do chuveiro. A água ali acumulada pode ser aproveitada para a limpeza do próprio banheiro e também para o vaso sanitário;
– Ao lavar roupa, utilize a capacidade máxima da máquina, e faça a coleta da água de enxague para a utilização na lavagem do chão e no vaso.
– Alguns equipamentos que utilizam pouca água, gerando economia: máquina de lavar louça, redutor de água nas torneiras, higienizadores a vapor e a pressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + doze =