Doenças oportunistas no carnaval – Fique alerta!

baile de carnaval

O Carnaval é uma época de folia e fantasia, principalmente no Brasil. A maioria do povo brasileiro adora essa data, aproveita para se diverte em bailes, nas ruas, clubes, enfim onde houver boa música, companhia e diversão garantida. Mas há que ter cuidado com bebidas em excesso e outros exageros. Afinal, estamos sujeitos a diversos tipos de doenças típicas desse período.

O beijo “rola solto” no carnaval, logo conheçam mais sobre a conhecida doença do beijo, a MONONUCLEOSE. É uma doença viral, transmitida unicamente pela saliva e pode atingir tanto homens como mulheres de todas as idades. Para se proteger contra o problema, esqueça sprays antissépticos e todos os produtos de higiene bucal, pois eles não funcionam sobre esse vírus. A melhor opção para se prevenir é evitar o contato com quem já está contaminado e também não sair por aí beijando todo mundo.

Nessa época também há um aumento nos casos de CONJUNTIVITE, pois o contato com diversas outras pessoas em festas e aglomerações públicas é grande e algumas delas já estão infectadas. Para evitar uma conjuntivite no Carnaval, o ideal é proteger os olhos com óculos escuros e também manter sempre uma boa higiene das mãos.

As DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS “fazem a festa” no Carnaval. Nesta época, a sensação de liberdade, associada ao consumo excessivo de álcool, a ausência do uso de preservativos, faz com que aumente também os casos de doenças transmitidas pelo sexo. Assim, a melhor maneira de evitar essas doenças é a prevenção. O uso do preservativo é de suma importância em toda e qualquer relação sexual. Se já está com alguma doença como HPV, HIV, herpes, etc., o mais recomendado é procurar um médico antes de manter qualquer relação sexual.

Onde há aglomerações de pessoas, há também diversos vírus que podem atingir o aparelho respiratório e gastro-intestinal causando VIROSES: febre, diarreia, náuseas, tontura e sensação de fraqueza. Então, se no seu Carnaval você começar a sentir esses sintomas, é melhor procurar um médico. Cuidado com a desidratação!

A HEPATITE A é uma doença transmitida por contato, por exemplo quando duas pessoas utilizam o mesmo copo. Para evitar contrair essa doença, evite emprestar e pegar emprestado copos, talheres, latinhas de cerveja ou refrigerante.

Faça a prevenção da sua saúde nos dias de folia, divirta-se com consciência!

 

 

 

Voltar