remedios-caseiros-para-disidroseÉ um transtorno que acomete tanto homens quanto mulheres, geralmente entre 20 e 40 anos de idade. Surgem pequenas bolhas nas mãos e/ou nos pés, podendo ser de forma aguda ou crônica. A causa ainda não é determinada, acredita-se que grande parte dos casos esteja relacionado ao estresse e ansiedade, mas há quem acredite que possa ocorrer por suor excessivo.

As bolhas aparecem nas palmas das mãos e nos dedos, sendo frequente também na planta dos pés. São pequenas, profundas, claras e com base avermelhadas. Costumam aparecer de uma hora para a outra e provocar coceira, calor e até mesmo dor.

Quando a disidrose aparece nos pés, o ideal é utilizar calçados abertos e arejados, se for usar meias, elas devem ser de algodão e nunca devem permanecer úmidas.

Quando as bolhas aparecem nas mãos, não se deve manusear produtos químicos, nem mesmo detergente ou sabonetes aromatizados, também não deve usar luvas de borracha. Para remover sujidade das mãos usar água e sabonete líquido neutro em pequena quantidade.

As lesões tendem a desaparecer sozinhas no prazo de aproximadamente três semanas. Após o surto, as lesões descamam, secam e viram crostas. Deve-se atentar para possíveis infecções ou rachaduras nas áreas acometidas e não hesitar em consultar um médico.

O diagnóstico é clínico e não há um tratamento específico, ou seja, são utilizados medicamentos quando necessário para minimizar os sintomas apresentados, bem como as infecções.

Alguns médicos encaminham o paciente para tratamento do estresse e ansiedade, prevenindo assim as recidivas. A prevenção é nossa maior aliada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =