escada rolanteNos passeios aos shoppings centers da cidade, lojas de departamentos ou mesmo em supermercados, a forma de locomoção mais comum e prática de acesso é pela escada rolante. Rápida, sem filas e relativamente segura, ela acaba quase sempre tendo a preferência se comparada ao elevador.

Entretanto, quando sua utilização se faz com crianças, são necessários diversos cuidados. Há cerca de um ano atrás, os brasileiros ficaram chocados com a notícia de uma criança pequena que, ao ter seu cadarço preso em uma escada rolante, acidentou-se e teve parte de seu braço amputado. E acidentes na escada rolante envolvendo crianças não são raros.

Pensando nisso, é que desenvolvemos uma lista de cuidados necessários para a utilização segura deste equipamento junto com crianças, a fim de tornar seu passeio cada vez mais agradável, sem intercorrência ou sustos, e principalmente, seguro:

– Crianças devem estar SEMPRE acompanhadas, de mãos dadas firmemente ou no colo;
– Não se deve pisar nas faixas amarelas, que provocam a instabilidade do equilíbrio e são a dobradiça dos degraus;
– Nunca transporte carrinhos de bebê ou outros acessórios que contenham rodinhas;
– Fique atento se os cadarços dos tênis estão bem amarrados antes de utilizar a escada rolante. Os calçados também devem estar bem firmes aos pés, e deve-se evitar o uso dos sapatos tipo “crocs” nas mesmas.
– Caso esteja com algum animal de estimação também, carregue-o no colo ou dê preferência á utilização do elevador;
– Todos devem estar sempre com as mãos seguras no corrimão, para que caso haja alguma falha do equipamento ou mal estar da pessoa, se possa ter um apoio;
– O transporte de todos também deve ser realizado no lado direito da escada, deixando assim o lado esquerdo livre para os “mais apressados”;
– Nunca permita que as crianças se debrucem na escada. Além de evitar quedas, evita também a ocorrência de acidentes graves com a cabeça da criança, que pode ficar presa entre os vãos da escada e paredes;
– Fique atento às saias longas, vestidos ou mesmo calças muito compridas. Os mesmos também podem ficar presos entre os degraus;
– Não permita que as crianças se sentem nos degraus, corram, brinquem ou andem no sentido contrário da escada. Este comportamento é bastante frequente, e um tanto quanto arriscado, podendo provocar facilmente vários acidentes, inclusive envolvendo outras pessoas.

Lembre-se: o comportamento das crianças é decisivo para a prevenção de acidentes. Portanto, a educação dada pelos pais é um tanto quanto fundamental!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 13 =