quente-ou-frio-modelo-de-imagem

É uma dúvida bastante comum de todas as pessoas: quando usar a compressa fria e quando usar a compressa quente.

Quando você sofre algum tipo de trauma, batida, torção em alguma parte do seu corpo, ocorrerá dor, inchaço, vermelhidão, às vezes aumento da temperatura do local atingido e até diminuição ou perda de movimentos.

Pode ser uma torção no pé, uma batida na cabeça, uma bolada na coxa, uma “virada” no joelho durante uma partida de futebol. E por aí vai…

Para todos esses casos o ideal é usar a compressa fria nas primeiras 48 horas após o ocorrido, pois tais traumas, geralmente, rompem vasos sanguíneos e o resfriamento do local fará com que haja uma diminuição do fluxo sanguíneo ali (vasoconstrição). Com isso o inchaço será menor e o alívio da dor significativo.

As compressas frias devem ser usadas por, no máximo, 20 minutos no mesmo local para que não haja queimadura. O gelo sempre protegido por bolsa apropriada ou envolvido em saco plástico e este envolvido em um pano fino.

Com as regiões dos cotovelos e tornozelos, onde a inervação é mais superficial, deve-se tomar maior cuidado, assim como em pessoas com a pele sensível a baixas temperaturas, como os idosos.

Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, onde haja pus, como por exemplo, furúnculos, terçol, abscessos ou também onde seja necessário obter o relaxamento muscular, como em torcicolos, dores nas costas, cólicas menstruais, entre outras contraturas musculares.

As compressas quentes devem permanecer por no máximo 15 minutos, em temperatura suportável à nossa pele íntegra (fazer o teste, por exemplo, na região do antebraço), e sempre a bolsa de água quente deve ser envolvida em um pano fino para evitar queimaduras.

Tomem cuidado com as bolsas elétricas, pois elas podem aumentar a temperatura sem que seja percebido e dessa forma gerar queimaduras no local.

NUNCA fiquem sobre qualquer compressa, seja ela fria ou quente, pois se poderá potencializar a temperatura da mesma, ou seja, não sente ou não deite, por exemplo, sobre uma bolsa quente, sempre a coloque por cima de você.

Com essas dicas esperamos que tenha ajudado para os próximos “trupicões”!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + sete =