Atividade física X Temperatura baixa – Cuidados

fafit-2017-03-29-ed-fis-atividade-fisica-no-frio-265x300 Não se deve abrir mão da praticar esportiva ao ar livre nos dias com temperaturas mais baixas, porém é preciso adotar alguns cuidados especiais.

Os exercícios físicos deveriam ser praticados em temperatura média de 20 graus, pois o frio é uma agressão ao corpo. Quando nos exercitamos em marcas inferiores a 14 graus, sem os devidos cuidados, colocamos nossa saúde em risco. Isso porque ocorre uma vasoconstrição, ou seja, há uma contração das veias e artérias fazendo com que o sangue não chegue em quantidade e/ou velocidade suficiente onde deveria chegar, nos órgãos e tecidos.
As partes do corpo que mais sofrem com o frio são as mãos, pés e cabeça, logo devemos proteja-las para minimizar a perda de calor. Os homens tem tendência a ter mãos mais frias e as mulheres costumam sofrem com dores de ouvido. Então o ideal é usar nos dias mais frios, luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas. Saia de casa agasalhado e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo. Use modelos e tecidos apropriadas para a prática esportiva.

O aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade, porém no inverno, ele deve ser feito com maior atenção, pois no frio a musculatura está mais contraída e tensa. Para minimizar os riscos de lesões, é preciso alongar levemente a musculatura e depois partir para um bom aquecimento em ritmo mais lento do que o habitual.

O frio nos trazer aquela sensação de que está sobrando ar e o corpo parece responder melhor, especialmente no início da atividade. Ou seja, a percepção de esforço é menor. Atenção, isso representa risco. Pode haver sobrecarga tanto para os músculos quanto para o coração.

Há pelo menos 50 anos, especialistas em todo o mundo observam o aumento da mortalidade por doença cardiovascular durante o inverno e a variação súbita da temperatura é outro agravante conhecido como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio podendo desencadear alterações cardíacas. Mantenha seu check up em dia.

Ao final da prática esportiva, vencida a barreira do frio, seu corpo estará inundado das substâncias de bem-estar e você terá aquela sensação de dever cumprido com sua saúde, mas para mantê-la intacta, é importante trocar a roupa suada logo após o término e novamente agasalhar-se.
Também é muito importante a hidratação antes, durante e depois da atividade física, pois a temperatura fria diminui a percepção de sede, aumento o risco de desidratação.
Fazer atividade física após avaliação médica é muito saudável, cuide da sua saúde nos dias mais frios.

 

 

 

 

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