AssadurasTrazemos hoje um problema corriqueiro e bastante dolorido para os bebês e crianças: as assaduras.

As assaduras deixam a pele vermelha, levemente inchada e podem evoluir para bolhas e feridas tornando o problema bem mais sério.

As causas são diversas, mas as mais comuns são: contato prolongado de fezes e urina com a pele, pois o bumbum do bebê fica em ambiente úmido por mais tempo, fazendo com que a pele fique mais sensível e irritada. Outra causa que também leva a grandes assaduras é a diarreia, logo os cuidados com as trocas de fraldas e higiene íntima devem ser redobrados.

Quando já existe a assadura, fuja dos lenços umedecidos, pois todos contêm produtos em sua composição que podem piorar o quadro. Limpe o bumbum em água corrente com sabonete neutro e, se não for possível, use um algodão com água e faça movimentos suaves.

Seque bem a pele do bebê após a limpeza, use o secador de cabelo com AR FRIO, pois assim evita-se o atrito de qualquer tecido no local. Se não for possível, use uma fralda de pano e seque suavemente sem friccionar.

Se possível, deixe o bebê sem fralda por algum tempo, será muito importante para a rápida cicatrização da assadura.

No mercado existe uma gama de produtos contra assaduras, a maioria à base de vitamina A e D, lanolina, calêndula, óleos e outros, mas consulte sempre um pediatra para saber qual produto usar, pois cada criança tem um tipo de pele, um tipo de assadura e deverá ser tratada de forma individual.

Não utilize por conta própria pomadas que contêm antibiótico, fungicida ou outros componentes por indicação de amigas, pois podem vir a piorar o quadro do seu filho.

O uso da maisena, uma medida caseira, serve para manter o local seco, logo se as medidas acima forem utilizadas, a maisena não será necessária.

Muito se fala da clara de ovo, mas antes de usar consulte seu pediatra, pois se a assadura tiver qualquer tipo de infecção também não é uma boa indicação.

Evitar assaduras é o melhor remédio, logo não economize na troca de fraldas. Lembre-se de que a umidade aumenta a chance de assaduras.

Ofereça alimentos à criança que ajudem a manter o intestino funcionando bem e preste atenção se algum tipo de alimento deixa as fezes mais ácidas, deixando-a assada.

Algumas crianças, quando necessitam fazer uso de antibióticos por algum problema, apresentam como efeito colateral diarreia. Fique atenta e comunique o médico caso isso ocorra.

Mantenha a pele sempre íntegra e veja no rosto de seu filho um lindo sorriso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + doze =