imagem-aftasAs aftas são pequenas feridas que aparecem na boca, e que não são herpes.

Estas feridas, bastante dolorosas e incômodas, podem aparecer sem uma causa aparente, porém, podem também serem associadas a algumas condições como problemas gástricos, sistema imunológico baixo, alterações nas vitaminas do corpo e acidentes como mordeduras, batidas ou escovação dos dentes com violência.

Nas feridas maiores ou em maior quantidade, as aftas podem causar indisposição, febre e aumento dos gânglios do pescoço (ínguas).

Normalmente, estas lesões demoram cerca de 01 a 02 semanas para desaparecerem sozinhas, porém, em algumas condições podem ser necessárias a utilização de analgésicos, anti-inflamatórios e bochechos com antissépticos, além de pomadas específicas.

É importante frisar que as aftas não são lesões cancerígenas e também não levam ao câncer de boca, porém, algumas delas podem ser analisadas pelo médico, que poderá, dependendo de suas características, pedir uma biópsia.

Mesmo com o quadro intenso de dor e desconforto que algumas lesões podem causar, é importante não deixar de realizar a escovação e higienização dos dentes e da boca. O acúmulo de germes e de restos de alimentos na boca podem causar a infecção das feridas e acabar agravando o problema.

Algumas medidas parecem prevenir o aparecimento das aftas: alimentação balanceada e não muito ácida e com o mínimo de condimentos; hidratação; utilização de vitaminas conforme indicação do médico.

Fatores emocionais e stress também podem predispor o aparecimento das aftas.

Vale ressaltar que, caso as lesões demorem mais do que três semanas para desaparecer, é indicado procurar um médico (clinico geral ou dermatologista), a fim de se investigar ou até adotar outras formas de tratamento medicamentoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + oito =