flor-toxicas-nantu-consultoria

Resolvemos alertar sobre as plantas tóxicas que possuímos em vários jardins de casas, parques e locais que estão ao alcance das crianças.
Sabemos que crianças gostam de colocar tudo na boca, principalmente as de menor idade, por isso fiquem atentos!
No Brasil aproximadamente 60 % das intoxicações por plantas tóxicas são por crianças menores de 9 anos e 80% são acidentais.
Todo cuidado é pouco!

Vamos lá:

Tinhorão, Comigo-ninguém-pode e Copo-de-leite
Todas essas plantas são tóxicas e podem causar sensação de queimação e inchaço nos lábios, boca e língua. Ocorre enjôo e vômito, diarreia, salivação em excesso, causando dificuldade para engolir e podendo causar asfixia. Se houve contato com os olhos, pode haver lesão da córnea.

Saia-branca
Toda a planta é tóxica, podendo causar boca e pele seca, taquicardia (coração acelerado), rosto avermelhado (ruborizado), pupilas dilatadas, alucinações, elevação significativa da temperatura corporal (hipertermia), agitação e pode levar até a morte.

Aroeira
Toda a planta é tóxica, o “leite”, ou seja, a seiva que sai da planta em contato com a pele provoca uma reação de vermelhidão, coceira e bolhas que duram vários dias. Se for ingerida pode causar alterações do aparelho digestório.

Coroa-de-cristo
Toda a planta é tóxica e sua seiva causa lesão na pele e mucosa. Os lábios, boca e língua ficam com queimação, dor e coceira. Os olhos avermelhados e queimando, lacrimejando e com inchaço nas pálpebras, podendo alterar a visão. Se ingerir a planta pode ocorrer enjôo, vômito e diarreia.

Pinhão-roxo
As folhas e os frutos são tóxicos, se forem ingeridos provocam vômitos e dores abdominais (na barriga) e diarreia com muco e sangue. Falta de ar e pode levar a morte.
Agora que você já conhece um pouco dos malefícios dessas plantas, tome cuidado, pois elas estão espalhadas onde menos esperamos.

Ensine as crianças que ao brincarem de “fazer comidinha”, não usem plantas do jardim, pois nunca sabemos qual de fato não será perigosa.
Caso a criança engula a planta, faça-a cuspir. Se der retire da boca de forma cuidadosa. Enxague a boca com água corrente, guarde a planta e leve a criança a um pronto atendimento.
Caso já tenha engolido tudo, NÃO faça vomitar, pode ser mais prejudicial, pois podemos causar uma lesão maior nas mucosas.
O perigo mora sempre ao nosso lado, logo a prevenção é nossa maior aliada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 4 =